Está disponível no site da PIANC Internacional um estudo sobre a Gestão Sustentável da Navegabilidade dos Rios Naturais. O documento fornece orientação detalhada, incluindo um quadro de planejamento para o desenvolvimento de um plano diretor de melhoria da navegabilidade para sistemas fluviais naturais e estratégias de gestão integradas e adaptativas que podem ser aplicadas em escala sistêmica.
O estudo identifica intervenções e medidas específicas analisadas para cumprir o duplo objetivo de manter a função morfológica do rio e melhorar as condições de navegabilidade.
Entre essas medidas estão gráficos dinâmicos, dragagem morfológica e gestão de descarte, estruturas de formação temporárias, adaptáveis e flexíveis (TAFTS), blindagem de leitos de rios e nutrição de sedimentos, escavação de rochas, cortes de meandros e desenvolvimento de arcos marginais, estruturas de formação fluvial tradicionais localizadas e estruturas de fechamento de canais.
São analisados e discutidos os impactos e as estratégias de mitigação associadas a algumas dessas medidas. Por fim, são apresentadas as ferramentas contínuas de monitoramento, gestão e operação disponíveis para melhorar a navegabilidade em um sistema fluvial morfologicamente ativo.
"É reconhecido que os rios naturais tendem a ser mais ativos e dinâmicos em termos fluviais do que os sistemas que utilizam métodos tradicionais de melhorias de navegabilidade, como rios fortemente regulados ou sistemas com eclusas e barragens. Esses sistemas fluviais irrestritos e não confinados, portanto, necessitam de estratégias novas e inovadoras para monitorar as mudanças fluviais e geomórficas, a fim de informar os gestores e navegadores do rio", diz o resumo do estudo.
Associados PIANC têm acesso aos estudos completos no site: https://www.pianc.org/publication/sustainable-management-of-the-navigability-of-natural-rivers/
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