O diretor-geral da ANTAQ e 1º delegado da Seção Nacional da PIANC, Eduardo Nery, destacou nesta terça-feira (3) a importância de envolver a comunidade marítima e portuária nacional na elaboração das normas da PIANC. O comentário ocorreu na abertura do 2º Seminário Planejamento Portuário, no Rio de Janeiro, promovido pela Conapra - Praticagem do Brasil, com apoio da PIANC e da ANTAQ.
"Estamos diante de uma discussão técnica em um contexto nacional, onde temos a oportunidade de envolver mais ativamente a comunidade marítima e portuária nas produções técnicas da PIANC. Ou seja, as normas da PIANC estarão mais alinhadas com a realidade das operações costeiras e portuárias do Brasil", afirmou.
Nery apresentou o trabalho da PIANC tanto no Brasil quanto no exterior e mencionou um estudo em andamento, no qual a ANTAQ participa do Grupo de Trabalho da PIANC. Esse estudo avalia os impactos das mudanças climáticas nas vias navegáveis, levando em conta tanto o contexto global quanto o brasileiro.
"Um estudo dessa magnitude contribuirá para aprimorar nosso conhecimento e modelar nossos projetos para incorporar os impactos das mudanças climáticas. Precisamos entender melhor como esses fenômenos podem se comportar, especialmente porque não temos séries históricas anteriores. A PIANC pode ser um parceiro importante nessa jornada."
Ele também mencionou que o poder público está trabalhando para melhorar as hidrovias do país, utilizando concessões como uma alternativa para fortalecer os projetos e transformar vias navegáveis em hidrovias, especialmente para eixos estratégicos.
Em julho, o Governo Federal incluiu as concessões dos rios Tocantins e Madeira no Programa de Parcerias de Investimento (PPI).
O evento realizado pela Praticagem do Brasil abordou temas como estudos de otimização de cascos, desafios dos auxílios à navegação, dimensões e limites de canais de acesso para navios de cruzeiro, implementação de novas tecnologias em zonas portuárias, gestão e eficiência energética dos portos, e planejamento portuário para adaptação às mudanças climáticas.
Confira o evento completo:
Comments