Está disponível no site da PIANC um documento com diretrizes para avaliação do desempenho ambiental e operacional de portos e embarcações. O estudo, direcionado a gestores, operadores, governos, projetistas e construtores navais de hidrovias, é dividido em sete capítulos e propõe nove metodologias para medir índices de desempenho em termos de emissões, considerando tanto os custos ambientais quanto os benefícios operacionais.
Além disso, o estudo inclui uma revisão da literatura sobre a relevância mundial do tema, utilizando dados do corredor de navegação Amsterdã-Roterdã-Antuérpia-Reno como estudo de caso. As quatro metodologias mais relevantes foram aplicadas a esse corredor, proporcionando uma avaliação quantitativa do desempenho de sustentabilidade da navegação.
O documento aponta que as diferentes abordagens podem quantificar medidas diversas, desde o desempenho de cada trecho de navegação até o rendimento da viagem. Além disso, também é possível avaliar desde o motor principal até todos os sistemas de conversão de energia a bordo, incluindo o consumo de combustível da embarcação, suas emissões e o uso geral de energia.
O estudo foi realizado pelo grupo InCom (Inland Navigation Commission) da PIANC e está disponível em inglês no link: https://www.pianc.org/publication/guidelines-for-air-pollutants-and-carbon-emissions-performance-indicators-for-inland-waterways/
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